Categoria: Sobre a FAQ e o Sistema de Chamados

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Como abrir um chamado neste sistema de chamados

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Caso você tenha alguma requisição ou esteja passando por algum incidente, faz-se necessária a abertura de chamados. Você pode fazê-lo pelo telefone, ou mandando um e-mail, ou ainda por comunicado interno. No entanto, a maneira mais rápida é abrindo um chamado você mesmo.

Para abrir um chamado, você deverá clicar no botão CRIAR UM CHAMADO +, disposto na tela inicial da interface de usuário.

Após clicar, aparecerá uma tela solicitando preenchimento:

  • Incidente ou Requisição: Caso você esteja experienciando algum problema (impressora não funciona, LibreOffice não abre, por exemplo), você deverá selecionar Incidente; Caso você esteja solicitando algo (acesso a algum sistema, instalação de algum software, entre outros), você deverá selecionar Requisição.
  • Categoria: Há algumas categorias gerais nas quais o seu chamado pode se enquadrar. Ao selecionar alguma categoria, se você manter o mouse no ( i ) ao lado deste campo, um breve comentário da categoria aparecerá. Caso você não faça ideia de qual categoria escolher, deixe-a em branco e o técnico que atender ao seu chamado enquadrará corretamente a categoria.
  • Urgência: Selecione quão urgente é o atendimento deste chamado. Seja cauteloso nesta escolha, pois caso a requisição ou o incidente seja frívolo (por exemplo: selecionar Urgência Muito alta quando o problema é algo como "O site do terra não está acessando e preciso ver o que acontece na novela das 8"), o técnico que atender ao chamado irá notar e alterar este campo e você perderá credibilidade para com a equipe técnica, o que pode vir a dificultar um atendimento futuro.
  • Tipo de Hardware (opcional): Caso o incidente ou a requisição seja relacionado a algum computador ou impressora, você pode selecionar este campo para a equipe de TI melhor acompanhar os chamados referentes a este equipamento. Na listagem aparecerão somente os computadores e impressora vinculados ao servidor logado, impossibilitando a abertura para equipamentos de outra pessoa, por exemplo.
  • Localização (opcional): Neste campo você seleciona qual é o setor onde o incidente ocorreu, a fim de gerar estatísticas por localização e para facilitar o atendimento da equipe de TI.
  • Observadores (opcional): Caso você queira que o seu superior ou algum colega de trabalho acompanhe o seu chamado, você poderá colocá-lo neste campo, assim ele poderá visualizar o andamento do mesmo.
  • Título (obrigatório): Dê um título à requisição ou ao incidente que você está experienciando. Pode ser algo simples, do tipo "Meu computador não liga" ou "O Chrome não abre nenhuma página".
  • Descrição (obrigatório): Descreva a sua requisição ou o seu incidente. De preferência coloque todas as variáveis possíveis para ajudar a equipe de TI a solucionar o seu chamado de maneira mais rápida e não ficar solicitando informações extras. Também se orienta a colocar o seu número de telefone ou ramal para facilitar o contato, caso seja necessário contato telefônico.
  • Arquivo (opcional): Caso você precise enviar algum arquivo (memorando, modelo de requisição ou ainda uma foto da tela de erro), você pode anexá-lo neste campo. Se este documento em anexo é opcional ou obrigatório, dependerá da natureza da sua requisição, visto que há certas requisições (Atribuição de privilégios no sistema IPM, por exemplo) que necessitam de memorando e, também, que este esteja assinado pelo responsável do módulo.

Após o correto preenchimento destes campos, basta você clicar em Enviar Mensagem e aguardar o contato da equipe de TI. Como este contato pode se dar por meio da interface do sistema de chamados, fique atento e verifique de tempos em tempos.

Autor: Alison Tadeu Brentano
Criado em 28-10-2016 20:09
Última atualização em 13-08-2020 14:54
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Este item é parte da FAQ